sexta-feira, 25 de março de 2011

Solidão, solitude, loneless. Não importa a língua, o sentimento não se traduz!


Oi pessoal!
Fiquei uns dias sem blogar,mas aqui estou. Fiz esse blog com objetivo de expressar o que sinto e falar de tudo um pouco. Sou muito comunicativo e aqui é um canal para abrir a "caixa preta", a caixa de Pandora de tudo o que penso! Doa a quem doer, saio falando mesmo! 
Hoje, a tônica do meu post é meio "deprê",mas coisas bem amenas falarei depois sem dúvida. 
Como falar de Solidão? Somente sentindo! Não tem outro jeito. Somos seres que precisam experimentar algo para de fato falarmos com propriedade. E de solidão posso lhes falar muito bem. Lembro de um desenho do Pica-Pau, no qual ele se vê sozinho conversando com a fome. O inverno chega, o pobre do pássaro fica sem ter o que comer e se encontra sozinho.
Apesar de não ter passado fome, já me senti assim! Digo-lhes é indescrítivel! Senti me como  se estivesse em um campo enorme, seco, queimado por pessoas que acreditam na melhora do solo ao queimá-lo. A diferença é que não há ninguém, absolutamente ninguém...
... e você se dá conta que sua voz retorna em um eco ensurdecedor, insuportável. Você se cansa de gritar e ouvir aquele eco que retorna como um bumerangue potente. Não há escapatória, terei de parafrasear filosófos quando dizem que o ser humano é um ser social. Não vivemos sozinhos. Sozinhos nada fazemos, até esse post não é feito sozinho, preciso de vocês para lê-lo, seja encarado como um pedido de socorro meu ou um desabafo,enfim o que digo aqui precisa de leitores e quiçá interlocutores.
Ao conviver com a Solidão, sei de uma coisa: muitas vezes estamos tão tristes que mesmo morando com pai, mãe,gato,cachorro, papagaio, sentimos nos solitários. Entretanto, garanto lhes que nada é pior do que o campo aberto em chamas. Podem me chamar de  louco, pessimista, enfim. Todavia, pela pouca vivência que tenho, acredito que o homem esteja caminhando inexoravelmente para sua destruição. A boa notícia é que isso vai demorar,mas é inevitável. Somos incapazes de nos mexer quando o problema não nos atinge diretamente. E quando nos atinge, geralmente não somos capazes de nos unir e o encararmos de fato. Nosso discurso é bonito, eloquente, auspicioso e cheio de argumentos, só que falar é fácil, quero ver fazer! Quando falo que não somos capazes geralmente de nos unir, falo de grandes problemas. A guerra na Líbia é um exemplo de muitos sobre o que estou falando. Somos seres muito individualistas e ao nos unirmos por uma grande causa, o que predomina é nossa individualidade. Ser "sozinho" significa muitas coisas que poderia passar o dia aqui falando, das vantagens de morar sozinho, de ser uma pessoa sozinha, longe dos familiares e amigos. Poderia reformular essas duas palavras para "estar sozinho". Frisando bem que existe uma diferença grande entre "estar só" e estar solitário. Hoje estou solitário... Mas acredito que por pouco tempo!

4 comentários:

  1. Ééééé, eu tbm me sinto assim, acredite! E te digo mais, não é preciso estar sozinho para se sentir solitário.

    Fica bem, ta?

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. É Anderson, vc conseguiu se expressar muito bem com relação a solidão. E a solidão também ocorre a dois quando um não sabe como agir com o outro.
    Vivo esse momento.

    ResponderExcluir
  3. QUANDO SE ESTA SOZINHO SENTIR SOLIDÃO É NATURAL,MAS QUANDO SE ESTA CERCADO DE PESSOAS ...ESSA É A PIOR..ME SINTO ASSIM HJ ,SE ESTIVESSE SÓ ESTARIA MELHOR
    BJS

    ResponderExcluir