terça-feira, 15 de março de 2011

Expressões do "Baianês"

 A Bahia possui um ambiente mágico que tem suas personagens e dialeto bem característicos. Somos 3 milhões e fração em Salvador e mais outros milhões em toda Bahia. Claro que os dialetos variam segundo a região e o sotaque se modifica de acordo com o lugar falado também.Vejam abaixo algumas expressões bem populares da língua oficial da Bahia: o Baianês. 

*Ali tem uma ruma de sargaço, vô me picar: Ali tem um monte de algas marinhas, vou embora.
*Oxente, seu róscrofi é peba: Ora, seu relógio é barato.
*Vô ximbar, tenho que perar o buzú pra tirar uma madorna porreta: Vou me dar mal, tenho que esperar o ônibus para tirar uma soneca boa.
*Fiquei cumeno água naquela birosca fuleira: Fiquei bebendo cerveja naquele bar ruim.
*Ela se retou, desmentiu o pé e se estrompou toda: Ela se chateou, contundiu o pé e se quebrou toda.
*Eu tô virado no cão com sua nigrinhagem: Estou  chateado com sua baixaria.
*Cê gosta muito de serrar cigarro, depois agente se arromba e você dar gaitada: Você gosta muito de pedir cigarro, depois nos prejudicamos e você ainda sai sorrindo.
*Tô lenhado, fiquei de butuca ligada e descobri que tava gaiado. Me ximbei: Estou perdido, fiquei observando minha mulher e descobri que sou traido. Estou perdido.
*Hoje vou filar aula, tem prova e não fiz a minha pesca: Hoje vou faltar a aula, tem prova e não preparei uma cola.
*Come logo o cacetinho, fica avexado e depois fica todo estrompado: Come logo o pão, fica apressado e depois fica cansado.
*Esse corno  é desassuntado, fica xuetando e contando culhuda: Esse menino é sem vergonha, fica chateando e contando mentiras.
*O tô virado no estopô com esse varapau!: Eu estou puto da vida com esse sujeito alto e magro!
*Cê me dá um taco de cacetinho?: Você me dá um pedaço de pão francês?
*Tá de calundu é eu tô socado de bolinho de estudante!: Está zangado é? eu estou cheio, entupido de  bolinho vendido pos baianas de Acarajé!
*Num sô vagal! Vá se lenhar!: Não sou vagabundo! Vá se dar mal!
*Se oriente,se assunte cê tá muito saído!: Tome jeito, tome vergonha, você está querendo se aparecer!
*Ô tô retado com esse queixão!: Eu estou aborrecido com esse cara de pau!
*Vamo sair na pipoca sem contar conversa!: Vamos sair no carnaval sem bloco,sem perder tempo!
*Oxente, eu vou picar a porra nesse empata-foda!: Puxa! eu vou bater nessa pessoa inconveniente,que aparece na hora errada!
*De hoje a oito eu vou cair matando no caruru,bora?: Daqui a uma semana eu vou adorar comer caruru, vamos?
*Hoje eu tô a Migué, é melhor tu se assuntar e num botar pilha!: Hoje estou à vontade, é melhor prestar atenção e não estimular briga!
*O mininu é cagado e cuspido ao pai ,aquele cabeça de arromba navio!: O menino é idêntico ao pai, aquele cabeção!
*A piriguete tem a bunda chulada!: A menina assanhada tem as nádegas reta!
*Ô menina, pega o capote de teu painho,ele fica na consumição, procurando chiada!: Menina, pegue o casaco de seu pai, ele fica na agonia, reclamando!
*Vixe maria,  tem que fazer o balão lá na casa da porra!: Virgem Maria, tem que fazer o retorno lá longe!
*Ó pai ó, aquela quenga tá se abrindo,ó!: Olha,pai, aquela prostituta está se oferecendo,olhe!
*Se olhe! Eu vô rumar a zorra naquele sacrista!: Me respeite! eu vou jogar algo naquele sacana!

Um comentário: