domingo, 20 de março de 2011

SIM, NÓS DEVEMOS...




Oi pessoal!
É minha gente, não é cenário de filme de guerra não! Nem de filme de ação, é a realidade! Bombardeios na Líbia, queda de braço entre forças "aliadas" e o exercíto do presidente Líbio. Parece tudo de mentira o que vivemos atualmente. As guerras nunca são justas. Quando era criança acompanhava como se visse uma história fictícia a Guerra do Golfo, A queda do muro de Berlim, o fim da União Soviética, enfim, todos esses acontecimentos de uma época que não existia Internet, nem esse "Boom" de quantidade de celulares, visto que o mundo hoje é da comunicação. Fico me perguntando, o que mudou? Certo de que nosso "olhar" mudou consideravelmente. Nossa maneira de ver o mundo se modificou com novos meios de comunicação! Meios mais rápidos que na realidade é faca de dois gumes.

Hoje eu me sento perplexo na frente do computador e percebo que Cazuza tinha razão quando dizia que vivemos em um "museu cheio de novidades". Essa acepção não vale somente para o Brasil, vale para o mundo! Vivemos em meio a guerras, disputas de poder, demagogia, genocídios! E muitas das vezes essas atrocidades são cometidas pelo Estado de alguma "nação". Falo sobretudo do país mais poderoso do mundo atual: os Estados Unidos. Não pensem que uma guerra é barata! Recomendo a vocês verem o filme "O senhor das armas", excelente que fala sobre o papel dos americanos nessas guerras intermináveis. 


 Guerras que sempre existiram e sempre existirão, porém o que faz a diferença é a postura das pessoas. Em 1990, muita gente lutava por liberdade lá fora, lutava-se por um ideal, um objetivo,uma meta! No Brasil, viviamos uma inflação galopante que chegou anos antes a 70%. Você ia comprar algo e o preço já estava remarcado. Viviamos uma época conturbada e sem celulares nem Internet! Como pode não é? Hoje, acesso páginas e leio notícias repetidas, mas que são tão insossas no sentido de tentar modificar a frase do nosso saudoso Cazuza. Em 1990 lia-se notícias que com o passar do tempo percebiamos mudanças. Não adianta me dizer que os levantes contra os Governos Egípicio e Tunisiano, foram bem sucedidos por causa do povo. 
Hoje em dia vivemos a guerra por petróleo ( que não vai durar para sempre), disputas de territórios, para conquistar espaços mesmo que infimos e conquistar mais e mais poder. No noticiário dizia: "Obama disse em seu pronunciamento que o Brasil é exemplo de democracia" Leia-se : "Continuem quietos que o petróleo de vocês é nosso"!  Não se iludam! Guerra na Líbia para destituir presidente líbio não é a toa! Nós, brasileiros somos muito pacatos, recebemos bem estrangeiros, mas precisamos às vezes abrir os olhos! Abre o olho brasileiro! Cartão amarelo para o presidente Obama! Não dou o vermelho pela diplomacia! Entretanto, sua vinda ao Brasil não é para lotarmos Teatro Municipal e tietarmos Angélica ,Luciano Huck, Sósia do Obama, fazermos Carnaval! Temos de nos perguntar o por quê de tantas transformações. Aprendermos a questionarmos as coisas! Aprendermos a refletir!  Temos de deixar de ser o país do "esquecimento", da "pizza".

O general francês Charles de Gaulle uma vez disse que o Brasil seria o país do futuro. Pois é, o futuro é agora! Não pensem que Obama está aqui por que temos mulatas bonitas e ele gosta de MPB! Acordaaaa gente! Não temos terremotos praticamente, temos bom solo, temos belos lugares, temos petróleo, mas precisamos muitas das vezes mesmo ter menos "inocência" e mais vergonha na cara! 
SIM, NÓS DEVEMOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário