domingo, 31 de julho de 2011

A Verdade não basta...

Há algumas semanas, eu postei um artigo sobre um livro muito interessante intitulado Sincero. Às vezes, assim como o autor do livro citado, me pergunto se a Verdade é sempre necessária? Eu me considero uma pessoa assaz franca e vejo os resultados de falar a verdade quase sempre. [São catastróficos!(risos)] Infelizmente,muitas pessoas não estão acostumadas com a Verdade! Como o próprio escritor do livro supracitado constatou é impossível em uma sociedade sermos 100% sinceros. Contudo, o mesmo autor diz que se fossemos mais sinceros viveríamos num planeta melhor. Muitas das vezes, encontramos pessoas que vivem em um mundo de faz de conta, ilusório no qual só aceitam o que lhe convém! Por outro lado,há aqueles que são céticos,não acreditam em quase nada na vida , só acreditam  mesmo no que vêem. A verdade é para eles algo que deve ser "tangível", "palpável". Existem outros casos também em que as pessoas escamoteia-na. Já passei por muitas situações aonde fui "poupado" e não me diziam exatamente o que sentiam com medo de me magoarem ou sei lá! Às vezes ,era pura e simplesmente uma máscara mesmo que a pessoa usava.(como as máscaras sempre caem um dia...)
A palavra citada nesse post possui o seguinte significado no nosso grande dicionário Aurélio
Conformidade com o real; exatidão, realidade:
a verdade do ocorrido.

2.
Franqueza, sinceridade.
3.
Coisa verdadeira ou certa: 
 A pergunta que não para de martelar na minha cabeça: O que é real? O que é realidade? Será que Platão estava certo quando escreveu sobre nossa realidade? Que vivemos em uma espécie de plano paralelo. Que, na realidade, esse mundo é espelho de outro? Bem, isso tudo são devaneios. Eu prefiro me ater a algo tangível como havia dito antes. Sou do grupo dos céticos.Porém, eu acredito em muitas coisas através da fé e já percebi faz tempo que minha percepção de Deus, do que Ele representa e outras coisas em que acredito sejam somente verossímeis através da minha fé.
Há quem diga que cada um possui sua Verdade! Ai já penso ser meio que um exagero. Acredito que haja uma verdade "geral" se assim posso dizer. Algo que rege de alguma forma tudo o que conhecemos nesse mundo. Esse seria meu entendimento de quem seria Deus. O regente de todo o Universo.Alguém além do meu entendimento, da minha conformidade com o real. Querem saber mesmo da verdade? Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, muitas vezes cruel e insano! As pessoas não estão preparadas para esse lugar que está se tornando cada vez mais inóspito com tanta destruição do homem.
Poderia ficar falando sobre esse assunto aqui o dia inteiro. Vim aqui apenas para despertá-los. Para sondá-los e abrir uma discussão. O que é real para vocês? Dizer a verdade basta? Se alguém que está com uma doença terminal, você vai se aproximar dela e dizer : tudo vai ficar bem! Vai deixá-lo desenganado? Se um casamento de 20 anos não está mais "funcionando", você vai chegar para sua esposa ou esposo e dizer que acabou? E os meninos? E a verdade dos meninos? ( não preciso dizer que estou sendo irônico ou preciso?) Enfim! Eu com minha pouca experiência de vida percebi que dizer sempre a verdade me levou ao calabouço de tantos sentimentos contraditórios que nem sei por que ainda continuo sendo sincero! Querem saber a verdade? Somos incoformados por natureza. Muitas vezes ela não nos basta! Queremos sempre mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário