quinta-feira, 2 de junho de 2011

No Brasil tem educação? Aonde? Cadê?

Olá pessoal,
Demorei para voltar a postar,mas eis me novamente. Venho falar sobre um assunto que me entristece profundamente e é o tipo de assunto no qual não vemos soluções, muito menos luzes no fim do túnel. Eu vou falar de educação.
Há algumas semanas, uma professora de Natal discursou na Câmara dos deputados daquela cidade sobre a condição precária da educação no estado e no pais. Falou com propriedade! Gostei muito do discurso dela. Eu ouvi tudo o que já sabia,mas ela palestrou com segurança, sem titubear e de forma que arrancou de mim palmas. Entretanto, não podemos parar por aí. Concordo com o Cineasta e escritor Arnaldo Jabor quando diz que a educação no Brasil é tratada em segundo plano,pois não dá votos! Se não dá voto não é interessante para os parlamentares. Saúde e educação no Brasil sempre foram tratados como uma tia velha esquecida que só vão lembrar dela quando passar dessa para melhor (ou pior) e deixar um testamento poupudo como espólio.
Infelizmente, é assim que as coisas funcionam aqui no Brasil. Herança antiga que não muda! Entra governo e sai governo e muito pouco se investe em educação. Pensamento arcaico no qual junta-se ao chamado "tapa-buracos" de nossas estradas. "Vamos fazer uma obra aqui para aquela comunidade,pois assim tapeamos e angariamos mais votos para a eleição que se aproxima". Com educação não dá pra ter esse pensamento. Os efeitos catastróficos de sua base mal feita são sentidos a longo prazo e assim vamos empurrando com a "barriga" como se diz no popular. Repito:não dá voto, não é interessante! No país aonde dentadura é papel de moeda para ganhar votos em uma eleição não se pode pensar em um povo bem educado. Educação é a base de tudo. A burrice de nossos governantes é surreal. Num país de educação de qualidade, há menos violência, menos pessoas nos hospitais, economia melhor,menos pessoas nas ruas, muito menos problemas que estão praticamente ausentes em países que possuem um sistema educacional de excelência.
Acredito que demorará muito para acordarmos em relação a esse assunto tão polêmico, no qual ninguém faz nada pois para que vão querer um povo instruído? Para que vão querer isso se seus filhos estão no exterior aprendendo outros idiomas e tendo educação de qualidade? Para que mudar o sistema educacional do Brasil? Quem quer uma população crítica? Quem ganhará com isso? Nossos governantes se julgam espertos, entretanto alimentam bombas relógios, pensam que podem ignorar pessoas que batalham quase meio ano para sustentá-los. São escandalos e mais escandalos abafados com Carnaval e futebol. Quando será que "esse gigante" acordará? Temos de nos levantar do berço esplêndido e darmos um basta nessa situação.
Gostei muito do discurso da professora de Natal,mas é preciso arregaçar as mangas e ir à luta!
Vou parafrasear uma pessoa que sofreu muito com esses versos,porém são sempre válidos e nunca saem de moda: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".
Acordaaaaaaaaaaaaaaaa gigante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário