sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quero ver quem paga pra gente ficar assim!




Olá pessoal,
 O que me fez escrever essas linhas a respeito de futebol foi a polêmica gerada sobre as saídas do jogador Ronaldinho Gaúcho e seu rendimento em campo. Antigamente, um jogador de futebol não tinha esse "glamour" todo! Jogar bola profissionalmente era uma atividade como outra qualquer.Eu vejo esse assunto de forma assaz radical! Em minha opinião, para um jogador como Ronaldinho Gaúcho ganhar 1 milhão e 800 mil reais, sair de festa em festa madrugada afora, perder noites e quando chegar em campo ter atuações pífias: é jogar dinheiro fora.
Esse assunto pode muito bem puxar outro que acho intessante discutir: educação em nosso país. Na realidade, educação no Brasil é uma "piada", desculpem esse termo chulo,mas é realmente isso,uma troça, uma brincadeira de mau gosto, pois através da educação é possível construir uma sociedade mais justa e consciente do que é preciso ser feito para vivermos em harmonia.
No Brasil há inversão de valores há muito tempo. Eu  acho ridiculo o número de pais que envia seus meninos para escolhinhas de futebol com esperança de torná-los jogadores famosos. Uma ex namorada minha dizia, erroneamente, que colocaria o filho dela mesmo e não pensaria duas vezes! Pensamos em um futuro melhor para nossos filhos, não é mesmo? Então não deveriamos pensar dessa forma! Eu acho tudo isso lamentável. Aqui no Brasil, se passa anos estudando e mesmo assim não há garantia alguma de que você prossiga com o que sonhou como profissão em sua vida.  E não para por ai. Você tem de pensar seriamente no mercado de trabalho e em quanto receberá de salário. Pois, ninguém não vai querer viver com tão pouco que não dê  nem para suprir todas suas necessidades básicas. Nem falo de coisas supérfluas, falo do básico. Bem, eu nem vou comparar um professor com jogador de futebol. Seria um despautério de minha parte.Contudo, é uma vergonha vivermos em um país no qual muitos professores ganham tão mal que não conseguem suprir todas necessidades fundamentais.Enquanto alguns jogadores que mal frequentaram a escola ganhem milhões de reais.
Isso tudo é vergonhoso! Se dependesse de mim , independente de quanto Ronaldinho jogue! (Por que ele ultimamente não vem jogando nada ) Ele teria de ganhar um salário que mereça pelo seu trabalho! Vejo muitos professores aí que estão driblando mais do que ele! Ronaldinho não tem conseguido driblar seus adversários, alguns de meus colegas driblam a fome...

sábado, 18 de junho de 2011

Inspiração



Estava pensando o que me impulsiona? O que me dá inspiração para terminar um poema ou um texto e cheguei a uma conclusão que no fundo já sabia, mas que ainda não queria admitir. O que me inspira é o amor. O que faz a gente no meio da noite parar para pensar e escrever algo que cative outra pessoa que você começa a gostar, a se interessar? O que faz você desviar do seu curso para ter somente alguns minutos de alegria ao lado de quem gosta? O que te faz parar numa floricultura e comprar as orquídeas mais bonitas que você já viu na sua vida e oferecer a uma pessoa? Todas essas perguntas possuem uma só resposta! Seja o amor uma sementinha ou algo forte o bastante para mexer com todos os nervos do seu corpo. Nada além dele te inspira tanto! Ele move montanhas e sem amor não passariamos de uma árvore oca, sem vida e seca!
Não sei expressar direito o que sinto! Entretanto, sou um turbilhão de sentimentos e ao mesmo tempo penso da seguinte forma: há coisas insondáveis no âmbito do amor! Apenas sentimos,não é possível racionalizar! Há explicações na lógica,na razão e o amor não tem nada a ver com a razão! Nem é oposto! O amor é inqualificável! Ele apenas é...
Minha inspiração nesse texto e nos últimos tem sido você! É isso mesmo!Leste isso? Penso em você! 
Ainda não te conheço de perto,mas te sinto bem próxima, ao meu lado! Ei psiu! Vem para perto de mim?
Não fuja de mim minha inspiração! Pois sem você meus dias se tornarão tão escuros que pensarei estar em um inverno sem fim!
Sei que está aí! Ao ler esse texto me liga? As coisas feitas sem explicação se casam direitinho com o amor!
O amor fala por si só....


sábado, 4 de junho de 2011

Olhar além do óbvio!

Mais uma foto para sessão de placas Brasil afora, a diferença que dessa vez eu mesmo tirei. 
O que acham dessa? Dizer otimista não é?  Foto da Praça XVI,  próximo ao embarque das barcas, Rio de Janeiro.

Monumento em homenagem aos 400 anos da cidade do Rio de Janeiro. Presente de Portugal ao Brasil. Aqui desembarcou o Rei de Portugal e a corte portuguesa fugindo de Napoleão em 1808.

                                               Esperando a barca aportar?

                                                          Ops!

                                               Câmera nenhuma traduz!

                                             Quem adivinha o que seja isso?

                                                           E isso?

                                                       Enfim...  Cheguei.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

No Brasil tem educação? Aonde? Cadê?

Olá pessoal,
Demorei para voltar a postar,mas eis me novamente. Venho falar sobre um assunto que me entristece profundamente e é o tipo de assunto no qual não vemos soluções, muito menos luzes no fim do túnel. Eu vou falar de educação.
Há algumas semanas, uma professora de Natal discursou na Câmara dos deputados daquela cidade sobre a condição precária da educação no estado e no pais. Falou com propriedade! Gostei muito do discurso dela. Eu ouvi tudo o que já sabia,mas ela palestrou com segurança, sem titubear e de forma que arrancou de mim palmas. Entretanto, não podemos parar por aí. Concordo com o Cineasta e escritor Arnaldo Jabor quando diz que a educação no Brasil é tratada em segundo plano,pois não dá votos! Se não dá voto não é interessante para os parlamentares. Saúde e educação no Brasil sempre foram tratados como uma tia velha esquecida que só vão lembrar dela quando passar dessa para melhor (ou pior) e deixar um testamento poupudo como espólio.
Infelizmente, é assim que as coisas funcionam aqui no Brasil. Herança antiga que não muda! Entra governo e sai governo e muito pouco se investe em educação. Pensamento arcaico no qual junta-se ao chamado "tapa-buracos" de nossas estradas. "Vamos fazer uma obra aqui para aquela comunidade,pois assim tapeamos e angariamos mais votos para a eleição que se aproxima". Com educação não dá pra ter esse pensamento. Os efeitos catastróficos de sua base mal feita são sentidos a longo prazo e assim vamos empurrando com a "barriga" como se diz no popular. Repito:não dá voto, não é interessante! No país aonde dentadura é papel de moeda para ganhar votos em uma eleição não se pode pensar em um povo bem educado. Educação é a base de tudo. A burrice de nossos governantes é surreal. Num país de educação de qualidade, há menos violência, menos pessoas nos hospitais, economia melhor,menos pessoas nas ruas, muito menos problemas que estão praticamente ausentes em países que possuem um sistema educacional de excelência.
Acredito que demorará muito para acordarmos em relação a esse assunto tão polêmico, no qual ninguém faz nada pois para que vão querer um povo instruído? Para que vão querer isso se seus filhos estão no exterior aprendendo outros idiomas e tendo educação de qualidade? Para que mudar o sistema educacional do Brasil? Quem quer uma população crítica? Quem ganhará com isso? Nossos governantes se julgam espertos, entretanto alimentam bombas relógios, pensam que podem ignorar pessoas que batalham quase meio ano para sustentá-los. São escandalos e mais escandalos abafados com Carnaval e futebol. Quando será que "esse gigante" acordará? Temos de nos levantar do berço esplêndido e darmos um basta nessa situação.
Gostei muito do discurso da professora de Natal,mas é preciso arregaçar as mangas e ir à luta!
Vou parafrasear uma pessoa que sofreu muito com esses versos,porém são sempre válidos e nunca saem de moda: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".
Acordaaaaaaaaaaaaaaaa gigante!